Recatto

Área Restrita Menu Mobile

RECATTO NOTÍCIAS

Confira aqui as últimas notícias relacionadas ao setor.

  • 10/11/2017
    5 motivos para contratar um escritório de contabilidade

    O setor contábil é um dos mais complexos dentro do ambiente corporativo. Ele é responsável por áreas estratégicas da empresa, como contas a pagar e a receber, gestão financeira de todo o negócio e também pela documentação contábil obrigatória, que garante que a companhia funcione de acordo com as leis brasileiras.



    Todas as empresas precisam manter a contabilidade em ordem para seguirem competitivas, no entanto, nem sempre esse setor recebe a atenção que merece. Principalmente nas PMEs, que possuem um quadro menor de colaboradores dedicados a área, as falhas envolvendo a contabilidade são cada vez mais comuns.



    Para evitar que esses erros comprometam a efetividade do seu negócio, listamos a seguir os 5 motivos que mostram por que as pequenas e médias empresas devem contratar um escritório de contabilidade o quanto antes.



    1. Visão geral das contas do negócio



    O primeiro motivo para as PMEs optarem por contratar um escritório de contabilidade está relacionado ao panorama completo que o gestor da companhia terá acesso. Uma contabilidade de qualidade, que tenha profissionais qualificados para a função, consegue fornecer para o empreendedor informações importantes sobre o seu patrimônio, gastos, rendimentos, investimentos e manutenção do estoque.



    Essa abrangência do escritório de contabilidade ajuda a contornar com rapidez possíveis dificuldades financeiras da empresa, impedindo que elas atrapalhem o desempenho do seu negócio.



    2. Cumprimento das obrigações fiscais



    Contratar um escritório de contabilidade é uma decisão bastante assertiva das empresas, principalmente quando se trata do pagamento de tributos. Os profissionais que atuam no escritório possuem o conhecimento necessário para traçarem um controle rigoroso dos tributos a serem pagos. Com isso, a companhia cumpre suas obrigações fiscais nas datas estabelecidas pelo governo, evitando o pagamento de multas e juros por conta de atrasos.



    3. Auxílio na tomada de decisão é um dos motivos para contratar um escritório de contabilidade



    Outro ganho que as PMEs têm ao contratar um escritório de contabilidade tem a ver com o processo de tomada de decisão. Ao terem em mãos dados precisos sobre as contas da empresa, os gestores encontrarão mais facilidades para compor os preços dos seus produtos ou serviços, e também para administrar os recursos.  



    4. Credibilidade em processos judiciais



    Nenhuma empresa está livre de enfrentar processos trabalhistas ou mesmo a temida declaração de falência. Quando essas situações acontecem, as companhias que optaram por contratar um escritório de contabilidade têm a vantagem de apresentar em juízo informações verificadas por profissionais especializados na área contábil,  o que aumenta a credibilidade da empresa no processo judicial.



    5. Redução dos custos



    Para as PMEs, a manutenção de um departamento contábil interno é algo bastante complicado. Sendo assim, contratar um escritório de contabilidade traz todos os benefícios que citamos acima, além de uma redução significativa dos custos.



    Isso porque a decisão de contratar um escritório de contabilidade não gera nenhum vínculo empregatício entre a PME e o prestador de serviço contábil. Além disso, por meio de pagamentos fixos ao mês, a empresa tem a sua disposição uma equipe multidisciplinar, com especialistas atuando ativamente nas inúmeras áreas da contabilidade empresarial.



    Fonte: Blog Solutta


    FOTOS: Clique para ampliar
left right

NEWSLETTER | Cadastre-se!